Saiba como acertar na escolha das tomadas

Compartilhe com os amigos

Saiba como acertar na escolha das tomadas

Através deste artigo, saiba como escolher a tomada certa; descubra a diferença das tomadas de 10A e 20A.

Quando realizamos uma obra ou uma reforma, é muito natural optar pela troca de tomadas.

Pode parecer alo simples, em um primeiro momento. Contudo, é importante saber que as tomadas são extremamente importantes, sobretudo para as pessoas que buscam uma instalação elétrica eficiente e, principalmente, segura.

Como escolher uma tomada confiável?

A primeira coisa é claro, optar por um modelo de tomada que tenha uma boa qualidade, fabricada por uma empresa confiável e com boa expertise na área.

Essa é uma excelente maneira de não errar na escolha.

A dica é pesquisar bastante em lojas e distribuidoras, como a própria WZUNIÃO, os tipos e preços de tomadas, de forma a escolher produtos com a melhor qualidade possível.

Existe uma tomada melhor que outra?

Saiba como acertar na escolha das tomadasUma coisa é certa: todas as tomadas devem atender uma série de exigências que visam garantir a qualidade e segurança.

Então, consequentemente, todos os tipos de tomadas disponíveis no mercado seguem os padrões de segurança exigidos pelas normas e órgãos responsáveis, como o Inmetro.

As principais normas brasileiras vigentes são a ABNT NBR 5410:2004 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão; a ABNT NBR 14136:2002 – Plugues e Tomadas para Uso Doméstico e Análogo até 20 A/250 V em Corrente Alternada (Padronização).

Então tanto faz qual tomada escolher?

Não, nem toda tomada é igual. No aspecto visual, alguns modelos apresentam design distintos. Prova disso é que existem tipos de tomadas, por exemplo, com dois e três pinos, com acabamentos diferentes.

Esse leque de opções é uma ótima maneira para se adequar aos diferentes gostos e preferências das pessoas.

Já no aspecto funcional, existe uma diferença muito importante, que são os ampères.

As tomadas podem variar de 10 a 20 ampères, portanto, no momento em que for instalá-las, é essencial prestar atenção nos aparelhos que pretende plugar.

Por que existe essa diferença quanto aos ampères?

O objetivo de diferenciar as tomadas de 10 ampères e 20 ampères é evitar que os equipamentos com plugues de 20A (maior potência) sejam inseridos em tomadas de 10A (menor potência).

Apesar de não ser o mais recomendado, muitas pessoas utilizam adaptadores para conectar aparelhos de 20A em tomadas de 10A.

Portanto, recomenda-se que as tomadas instaladas sejam específicas para suportar o aparelho nela plugado.

Geladeiras, por exemplo, são muito potentes, e exigem tomadas de 20 ampères. Logo, no momento de construir ou reformar, instale no ambiente tomadas com 20A, já pensando nos aparelhos que exigem esse tipo de tomada.

Importante: As tomadas de 20A exigem maior capacidade das instalações elétricas e, portanto, precisam ser colocadas e dimensionadas corretamente, a fim de evitar problemas.

Em suma, não adianta colocar uma tomada de 20 ampères caso a instalação elétrica não suporte.

Abaixo fotos ilustrativas de alguns produtos comercializados pela WZUNIÃO, na corrente de 10 e 20 amperes, consulte-nos.

Saiba como acertar na escolha das tomadas

Como evitar problemas elétricos em casa? Confira as melhores dicas

 

 

Quais aparelhos domésticos mais gastam energia? Saiba como economizar na conta de luz


Compartilhe com os amigos

Deixe seu comentário, ele é importante para nós

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *