Tipos de fios e cabos elétricos: como escolher?

Compartilhe com os amigos

Tipos de fios e cabos elétricos: como escolher?

Através deste artigo, aprenda mais sobre os tipos de fios e cabos elétricos disponíveis no mercado

Quando chega o momento de construir ou reformar a instalação elétrica da casa, naturalmente chegará o momento de definir quais tipos de fios e cabos elétricos serão utilizados.

Saiba que essa é uma escolha extremamente importante e merece toda sua atenção, já que em uma eventual troca de fios, o famoso quebra-quebra será inevitável.

Por esse motivo, decidimos criar um guia básico para ajudá-lo a escolher os melhores tipos de fios e cabos elétricos durante as obras.

1) Fio sólido

Tipos de fios e cabos elétricos: como escolher?

Começaremos esse guia com o fio sólido, cuja principal característica é ser revestido em cobre e PVC 750V – que é um tipo de material que isola a tensão elétrica, de forma a evitar que o cabo transfira eletricidade para outros materiais.

Além do tipo de material, o que difere o fio sólido dos demais é sua ausência de flexibilidade. Por isso, é usado somente em lugares como quadros elétricos, chuveiros e instalações elétricas simplificadas.

A desvantagem desse tipo de fio é sua ausência de flexibilidade. Portanto, caso a fiação seja dobrada, poderá haver uma quebra da corrente elétrica, devido ao rompimento do fio sólido.

Não à toa, nas reformas e construções modernas, utilizam-se menos os fios sólidos.

Detalhes técnicos

O tamanho da bitola dos fios sólidos, que nada mais é que a espessura do fio, varia de 1,5mm² a 16mm².

A fim de ajudá-lo na escolha, saiba que quanto maior a espessura do fio, maior será a capacidade de corrente elétrica que o fio irá aguentar – sempre medida em ampères, que é a unidade de medida da corrente elétrica.

Portanto, você precisa escolher sempre condutores que suportem essa corrente.

Essa dica vale não só para o fio sólido, mas também para os demais tipos de fios e cabos elétricos.

2) Cabos flexíveis e rígidos

Os cabos flexíveis e rígidos, assim como o fio sólido, são produzidos em fio de cobre e isolados em material PVC.

Atualmente, podemos dizer que esses tipos de cabos são os mais utilizados na construção civil, em residências, em apartamentos, no comércio e na indústria.

O grande diferencial desses cabos é sua flexibilidade, que se adapta mais facilmente às construções.

Tipos de fios e cabos elétricos: como escolher?

Detalhes técnicos

Os cabos flexíveis possuem um manuseio mais facilitado, devido ao fato de deslizarem nos eletrodutos das instalações. Isso faz com que sua instalação seja mais facilitada em alguns casos.

Geralmente, os cabos flexíveis são mais finos e podem ser dobrados. O tamanho da bitola varia, mas podem chegar até 500 mm²

Por fim, os cabos rígidos são feitos da junção de fios de cobre torcidos. Possuem uma seção nominal (bitola) que pode ir até 35mm².

3) Cabos PP

Tipos de fios e cabos elétricos: como escolher?

Os cabos PP não estão entre os tipos de fios e cabos que são propriamente utilizados nas instalações elétricas do imóvel, mas em alguns casos podem ser usados.

O uso dos cabos PP está mais ligado às ligações de eletrodomésticos. Além disso, esses cabos são formados por condutores de fios de cobre e duas capas de PVC – por esse motivo os dois P’s no nome.

Os cabos PP podem ter duas ou mais pontas internas para ligação, são resistentes e bastante seguros.  Quanto aos detalhes técnicos, as medidas da bitola dos cabos PP variam de 0,5 a 10mm², e seu revestimento pode ter a cor preta ou branca.

4) Cabos Paralelos

Tipos de fios e cabos elétricos: como escolher?

Os cabos paralelos, assim como os cabos PP não estão entre os tipos de fios e cabos que são propriamente utilizados nas instalações elétricas do imóvel.

O uso dos cabos paralelos está mais voltado às extensões elétricas e até alguns aparelhos eletroeletrônicos. Além disso, esses cabos são formados por condutores de fios de cobre e somente uma capa de PVC.

Os cabos paralelos têm duas pontas internas para ligação, são resistentes e bastante seguros.  Quanto aos detalhes técnicos, as medidas da bitola dos cabos paralelos variam de 2×0,50 a 2×4,0mm², e seu revestimento pode ter a cor preta, branca ou marrom.

Agora que você conhece os principais tipos de fios e cabos elétricos, fique à vontade para entrar na WZ UNIÃO e adquirir esses cabos e outros modelos clicando na imagem abaixou ou aqui.

Como evitar problemas elétricos em casa? Confira as melhores dicas

 

 

Quais aparelhos domésticos mais gastam energia? Saiba como economizar na conta de luz


Compartilhe com os amigos

Deixe seu comentário, ele é importante para nós

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *