Como economizar energia no verão

Compartilhe com os amigos

Como economizar energia no verão

Saiba como economizar energia no verão com dicas que vão te surpreender

Com a chegada do verão e do novo fuso-horário, uma oportunidade vem à tona: economizar energia.

Apesar de ser uma época em que as pessoas gastam mais por conta de aparelhos como ar-condicionado, ventiladores e climatizadores, para economizar na conta de luz, basta apenas seguir algumas dicas eficientes e úteis.

1) Chuveiro

Durante o verão, é indispensável colocar o chuveiro com a chave no modo referente a essa estação. Pode até parecer algo simples, mas a economia pode chegar a até em 30%.

Além disso, é importante que os banhos não sejam demorados, com no máximo 10 a 15 minutos de duração;

Sempre que possível desligue o chuveiro ao passar o shampoo, condicionador, e o sabonete. A ideia é aproveitar o clima quente para economizar não só energia, mas também água durante essas pequenas pausas.

2) Geladeira

A geladeira, como já dissemos em um de nossos artigos, é um eletrodoméstico que gasta bastante energia.

Como economizar energia no verãoLogo, se você conseguir economizar energia com ela, com certeza isso será refletido na conta de luz.

A primeira dica para economizar energia com geladeira é abri-la somente quando for necessário. Por exemplo: nada de ficar com a porta da geladeira aberta procurando e lembrando o que pegar.

Somente abra a porta da geladeira sabendo exatamente o que quer. Isso se deve ao fato que, ao abrirmos a porta, o ar gelado dissipa-se.

Ou seja, quanto mais tempo ficarmos com a porta aberta, mais o ar gelado vai sair, fazendo com que a geladeira gaste mais energia para manter o clima gelado.

Além dessa dica, é importante verificar se a borracha da geladeira está em boas condições, caso contrário, o ar frio escapará, fazendo com que, novamente, a geladeira gaste mais energia para manter o clima frio no interior.

3) Luz

Outra importante forma de economizar energia tem relação com as luzes do ambiente.

A melhor coisa a se fazer é manter as lâmpadas apagadas sempre que possível. Em regiões com o horário de verão, o sol se põe mais tarde, aumentando o tempo de luz natural, o que favorece a economia de energia.

Outro truque para economizar energia no verão é abusar das luzes naturais. Portanto, deixe as janelas e cortinas sempre abertas, pois dessa forma não haverá necessidade de acender luzes.

Dica bônus

A luz é essencial e, por isso, em algum momento será necessário ligar os interruptores. Para gerar economia mesmo com as lâmpadas ligadas, a dica é optar pelos modelos em LED.

As lâmpadas em LED, além de potencializarem mais a iluminação, são mais econômicas que as lâmpadas tradicionais fluorescentes, refletindo diretamente na conta de luz.

4) Ar-condicionado:

Use o controle do ar-condicionado para programar o desligamento uma hora antes de acordar pela manhã.

Lembre-se também que a potência do ar deve ser compatível com o tamanho do ambiente. Ou seja, em ambientes menores, não há necessidade de aumentar a potência do ar condicionado.

Limpe também o filtro periodicamente, a fim de evitar um gasto ainda maior do ar condicionado.

Como evitar problemas elétricos em casa? Confira as melhores dicas

 

 

Quais aparelhos domésticos mais gastam energia? Saiba como economizar na conta de luz

 

 

 

 


Compartilhe com os amigos

Deixe seu comentário, ele é importante para nós

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *